São Paulo, 31/10/2025 - A partir deste sábado, dia 1º, mais de 160 instituições financeiras vão ser reunir para mais um
Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa, que é uma ação conjunta da
Federação Brasileira de Bancos (Febraban),
Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e
Procons de todo o país visa oferecer ao consumidor uma oportunidade de
negociar suas dívidas.
Ao longo do mês de novembro o consumidor poderá renegociar em condições especiais dívidas como cartão de crédito em atraso, cheque especial e consignado. A ação não vale para dívidas em atraso que tem bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.
Além de parcelamento, no multirão é possível obter descontos e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme a política de crédito da instituição financeira onde acontece a negociação.
As dívidas podem ser consultadas no Registrato, sistema do BC por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras.
Como participar
O acordo pode deve se feito diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr. Para esse acesso sua conta precisa ser Prata ou Ouro.
Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, a proposta tem por objetivo ajudar na recuperação financeira do consumidor. "A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora”, afirma.
A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado entre a Febraban e o BC para desenvolver ações coordenadas de
educação financeira e evitar o endividamento de risco.
Feirão Limpa Nome
Ao longo de novembro a Serasa, parceira do Mutirão, também promove o seu
Feirão Serasa Limpa Nome, por meio do qual o consumidor também tem a oportunidade de quitar com desconto dívidas não bancárias em atraso. Aqui a negociação é válida para dívidas contraídas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, universidade e financeiras.
A renegociação também pode ser realizada nas agências dos correios participantes. A orientação é buscar a agência mais próxima (cheque no site quais estão oferecendo o serviço) e, perguntar pelo Serasa Limpa Nome no balcão de atendimento do estabelecimento.