Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Mutirão nacional para negociação de dívidas começa neste sábado

Adobe Stock

Em novembro você poderá renegociar dívidas como cartão de crédito em atraso, cheque especial e consignado em condições especiais - Adobe Stock
Em novembro você poderá renegociar dívidas como cartão de crédito em atraso, cheque especial e consignado em condições especiais
Fabiana Holtz
Por Fabiana Holtz fabiana.holtz@viva.com.br

Publicado em 31/10/2025, às 14h16

São Paulo, 31/10/2025 - A partir deste sábado, dia 1º, mais de 160 instituições financeiras vão ser reunir para mais um Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A iniciativa, que é uma ação conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país visa oferecer ao consumidor uma oportunidade de negociar suas dívidas
Ao longo do mês de novembro o consumidor poderá renegociar em condições especiais dívidas como cartão de crédito em atraso, cheque especial e consignado. A ação não vale para dívidas em atraso que tem bens dados em garantia, nem dívidas prescritas. 
Além de parcelamento, no multirão é possível obter descontos e taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme a política de crédito da instituição financeira onde acontece a negociação.
Leia também: Inadimplência sobe a 30,4% em agosto, maior patamar da série histórica da CNC
As dívidas podem ser consultadas no Registrato, sistema do BC por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras. 

Como participar

O acordo pode deve se feito diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr. Para esse acesso sua conta precisa ser Prata ou Ouro.  
Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, a proposta tem por objetivo ajudar na recuperação financeira do consumidor. "A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora”, afirma. 
A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado entre a Febraban e o BC para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco.
Outras informações sobre o mutirão podem ser acessadas no portal Meu Bolso em Dia Febraban.

Feirão Limpa Nome

Ao longo de novembro a Serasa, parceira do Mutirão, também promove o seu Feirão Serasa Limpa Nome, por meio do qual o consumidor também tem a oportunidade de quitar com desconto dívidas não bancárias em atraso. Aqui a negociação é válida para dívidas contraídas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, universidade e financeiras.
A renegociação também pode ser realizada nas agências dos correios participantes. A orientação é buscar a agência mais próxima (cheque no site quais estão oferecendo o serviço) e, perguntar pelo Serasa Limpa Nome no balcão de atendimento do estabelecimento.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias