Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 01/11/2025 - Explorar o universo aquático é uma experiência fascinante tanto para crianças quanto para adultos. No Brasil, os aquários têm ganhado cada vez mais destaque como opções de lazer que vão além do entretenimento: muitos unem pesquisa, conservação e educação ambiental.
Confira 10 aquários espalhados pelo país que valem a visita:
Leia também: Essas 13 atrações brasileiras estão entre as melhores do mundo
Maior aquário marinho da América do Sul, o AquaRio abriga mais de 10 mil animais de 350 espécies diferentes. O grande destaque é o Recinto Oceânico, onde um túnel transparente permite a sensação de estar no fundo do mar.
Primeiro aquário temático da América Latina, o Aquário de SP reúne cerca de 3 mil animais de 300 espécies. Além da vida marinha, há recintos com cangurus, jacarés, pinguins e até ursos polares.
Inaugurado em 1945, foi o primeiro aquário do Brasil e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Possui cerca de mil animais de 120 espécies.
Mantido pelo Projeto Tamar, o Oceanário é o mais antigo do Nordeste e tem como destaque as tartarugas. O espaço abriga 50 espécies entre animais marinhos e de água doce.
Leia também: Dia Mundial da Tartaruga: como ajudar a preservar essas espécies ameaçadas
Interativo e educativo, o aquário oferece o famoso Tanque de Contato, onde visitantes podem tocar em estrelas-do-mar e ouriços com supervisão.
Com mais de 140 espécies distribuídas em 30 habitats, o espaço oferece o passeio Caminho das Águas, que mostra o percurso da água desde o degelo até o oceano.
Com um milhão de litros de água e 3 mil animais de 170 espécies, o Acqua Mundo é um dos maiores da América do Sul.
Um dos maiores do sul do Brasil, tem 30 recintos e mais de 200 espécies, incluindo pinguins-de-magalhães e tubarão-bambu.
Leia também: Dia Mundial do Meio Ambiente: 10 pequenas ações que fazem grande diferença
Aberto em 2022, é o maior aquário de água doce do mundo, com mais de 380 espécies e 5 milhões de litros de água.
Localizado na Pampulha, reúne cerca de 1.200 peixes de 50 espécies em 22 tanques. É uma ótima opção de passeio junto ao Zoológico e ao Jardim Botânico da capital mineira.
Leia também: Dia Internacional da Biodiversidade: entenda como o Brasil tem papel crucial na preservação do planeta
Esses aquários não são apenas pontos turísticos, mas também espaços de preservação e educação. Visitar qualquer um deles é uma oportunidade de lazer em família e, ao mesmo tempo, de contato com a importância da biodiversidade marinha e de água doce no Brasil.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
FGTS