Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]O aumento no uso de celulares e computadores tem levado à observação de um fenômeno preocupante: o surgimento precoce de artrose "digital", expressão que resume o desgaste articular associado a movimentos repetitivos e má postura. A osteoartrite, que nada mais é do que o nome científico da artrose, afeta a cartilagem das juntas, provocando dor, rigidez e dificultando movimentos cotidianos.
Um estudo do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington projeta que até 2050 cerca de 1 bilhão de pessoas sofrerá com osteoartrite em todo o mundo, com aumento expressivo na incidência nas mãos, punhos, joelhos e quadris.
Entre os fatores que se intensificam com o uso de dispositivos, destacam-se os microtraumas causados por digitação e toques constantes na tela, além da sobrecarga devido à postura incorreta do pescoço e punhos.
A reumatologista Dra. Cláudia Goldenstein Schainberg, da USP e de renomados hospitais, explica que esses movimentos causam microlesões contínuas nas articulações dos dedos e punhos.
O movimento repetitivo de digitação e deslizar os dedos na tela gera microtraumas que, ao longo do tempo, podem desencadear inflamações crônicas e até mesmo acelerar processos degenerativos, como a osteoartrite.”
Além disso, longos períodos com o pescoço inclinado e os punhos em posição forçada agravam o desgaste, trazendo rigidez e desconforto
O resultado: jovens e adultos entre 30 e 40 anos têm buscado ajuda para sintomas antes vistos em idosos. Casos de dor articular vinculada ao uso intenso de telas estão se tornando frequentes.
Leia também: Uso do celular pode adicionar até 27kg na coluna
Dados da pesquisa mostram que, em 2020, cerca de 595 milhões de pessoas viviam com osteoartrite, um aumento de mais de 130% desde 1990. Se nada for feito, a projeção até 2050 é de alcançar 1 bilhão de casos, com aumentos de até 95% em articulações como ombro, cotovelo e mãos
Os principais fatores por trás desse crescimento são o envelhecimento populacional, obesidade, sedentarismo e, agora, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos
A reumatologista Dra. Schainberg reforça que pausas regulares, alongamentos e correção da postura são atitudes eficazes contra a artrose celular. Veja recomendações:
Apesar de ser uma doença crônica sem cura, a artrose pode ser controlada com intervenções precoces, exercícios adequados e mudanças ergonômicas. Quanto antes a prevenção começar, menor será o risco de progressão e deformidades articulares.
A artrose "digital" já é um fenômeno real e crescente. É hora de revisar nossos hábitos digitais: adotar pausas, reforçar a ergonomia e prestar atenção aos sinais do corpo são ações simples, mas com impacto direto na saúde das articulações. Cuide das suas mãos, punhos e pescoço.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.