Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

O que acontece com o corpo humano quando é atingido por um raio? Como se proteger?

Foto:Pixabay

Mesmo quando a pessoa sobrevive após ser atingida por um raio, podem surgir sequelas físicas e psicológicas duradouras - Foto:Pixabay
Mesmo quando a pessoa sobrevive após ser atingida por um raio, podem surgir sequelas físicas e psicológicas duradouras

Por Guynever Maropo

redacao@viva.com.br
26/01/2026 | 19h02

São Paulo, 26/01/2026 - Um raio atingiu, no início da tarde do último domingo, pessoas que participavam de uma manifestação na Praça do Cruzeiro, em Brasília.

O local havia sido escolhido para o encerramento de um ato pela anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro, organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). 

Dezenas de pessoas ficaram feridas, segundo a Agência Brasil. Ao VIVA, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que 11 pacientes atingidos pelo raio foram encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e que até o momento não houve registro de óbitos. Os bombeiros divulgaram que ao todo 89 pessoas foram atendidas no local, em diferentes estados de saúde.

Leia também: Onde Bolsonaro está preso? Saiba por que ele foi levado para a Papudinha

O que acontece quando uma pessoa é atingida por um raio

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a corrente elétrica de um raio pode causar queimaduras e danos graves em diferentes partes do corpo. A principal causa de morte nesses casos é a parada cardíaca e respiratória, que pode ocorrer imediatamente após o impacto.

Mesmo quando a pessoa sobrevive, podem surgir sequelas físicas e psicológicas duradouras. Por esse motivo, especialistas destacam que a prevenção ainda é a forma mais eficaz de evitar consequências graves durante tempestades com raios, evitando sair em meio a chuvas intensas.

Leia também: Segundo caso de sarampo em SP acende alerta sobre vacinação

Como se proteger dentro de casa durante uma tempestade

Estar dentro de casa reduz o risco, mas não elimina totalmente o perigo. Uma parte dos ferimentos causados por raios acontece em ambientes internos, principalmente por contato com água, fios elétricos e estruturas metálicas.

Durante tempestades, a recomendação é evitar banho, lavar louça ou qualquer contato com água corrente. Também é importante não usar aparelhos ligados à tomada, como computadores, televisores e eletrodomésticos, pois a descarga elétrica pode se propagar pela rede elétrica.

Leia também: Nova carteira de identidade: saiba como tirar, valores e prazos

Locais da casa que devem ser evitados

Durante uma tempestade com raios, a orientação é manter distância de janelas, portas, varandas e paredes ou pisos de concreto. Essas estruturas podem conduzir eletricidade se forem atingidas indiretamente por uma descarga.

O uso de telefones com fio também deve ser evitado. Aparelhos sem fio e celulares são considerados mais seguros nessas situações.

Leia também: Hábitos do dia a dia que colocam a visão em risco

Cuidados ao ar livre durante tempestades

Ao ouvir trovões, a recomendação é procurar abrigo imediatamente. Nenhum local ao ar livre é totalmente seguro durante uma tempestade com raios. Áreas abertas, praias, campos, lagos e piscinas representam alto risco.

Abrigos seguros incluem casas, prédios fechados e veículos com teto rígido e janelas fechadas. Estruturas abertas, como quiosques, tendas e varandas, não oferecem proteção adequada contra raios.

O que fazer se não houver abrigo por perto

Se a pessoa for surpreendida em local aberto e não encontrar abrigo, a orientação é sair de áreas elevadas e manter distância de árvores isoladas, postes e objetos metálicos. Nunca se deve deitar no chão.

A posição mais segura é agachar-se, mantendo os pés juntos, a cabeça baixa e as mãos próximas às orelhas, reduzindo o contato com o solo. Essa posição não elimina o risco, mas pode reduzir a gravidade de um possível impacto.

Leia tambémQuais exames incluir no check-up anual em 2026?

Como agir se alguém for atingido por um raio

Ao presenciar uma pessoa atingida por um raio, a primeira ação deve ser pedir ajuda médica imediatamente. É seguro tocar na vítima, pois ela não fica com carga elétrica no corpo.

Enquanto o socorro não chega, é fundamental verificar se a pessoa está respirando e se há batimentos cardíacos. Caso não haja respiração ou pulso, deve-se iniciar a reanimação cardiopulmonar, se houver conhecimento técnico para isso.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias