Sopa é jantar? Especialista explica se o prato substitui uma refeição completa

Foto: Envato Elements

Aplicando esses princípios às sopas, é possível transformar esse prato em uma refeição rica em nutrientes - Foto: Envato Elements
Aplicando esses princípios às sopas, é possível transformar esse prato em uma refeição rica em nutrientes

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 25/08/2025, às 18h54
São Paulo, 25/08/2025 - Com a chegada dos dias mais frios, a sopa ganha destaque nas refeições, especialmente no jantar. Além de aquecer o corpo, quando preparada de forma equilibrada, ela pode ser uma refeição completa, oferecendo nutrientes essenciais sem pesar na digestão. 

Líquidos, proteínas, carboidratos e minerais podem estar presentes em uma boa sopa, tornando-a prática e nutritiva ao mesmo tempo.

Leia também: Dia Mundial do Chocolate: 4 receitas perfeitas para o frio

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma alimentação saudável deve ser diversificada e equilibrada, com destaque para frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas e fontes de gorduras boas, além de limitar açúcares, sal e gorduras saturadas.

Aplicando esses princípios às sopas, é possível transformar esse prato em uma refeição rica em nutrientes e benéfica para a saúde.

Leia também: 7 receitas deliciosas de bebidas quentes para o inverno

Para que a sopa seja realmente nutritiva, a escolha dos ingredientes faz toda a diferença. Cortes magros de proteínas, como:

  • Frango;
  • Peixe; ou
  • Carnes.

Com pouca gordura, podem fornecer aminoácidos essenciais sem excesso calórico. Além de legumes variados, como:

  • Cenoura;
  • Abóbora;
  • Chuchu; e
  • Batata. 

Verduras de folhas, como a couve, garantem vitaminas, minerais e fibras que ajudam na digestão e promovem saciedade.

Leia também: Maxixie: 4 benefícios para a saúde que você precisa conhecer

Sopa de batata
Cuidado com ingredientes muito calóricos na sopa. Foto: Envato Elements

O que evitar no prato?

Segundo o Hospital São Camilo de São Paulo, apesar de ser versátil, a sopa pode se tornar calórica e desequilibrada quando recebe acompanhamentos extras.

Pão, torradas e croutons, por exemplo, acrescentam carboidratos em excesso. O uso de pimentas em grande quantidade também não é indicado, já que pode irritar o sistema digestivo.

Leia também: O que são alimentos funcionais e como consumir de maneira adequada

E o excesso de sal, muito comum em caldos prontos ou sopas industrializadas, deve ser evitado.

Em vez disso, a sugestão é apostar em temperos naturais. “As ervas aromáticas dão sabor sem pesar e, se for usar óleo, prefira azeite de oliva, canola ou soja, sempre em pequenas quantidades”, orienta o nutrólogo Daniel Magnoni, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Leia também: 10 alimentos para aumentar as doses de vitamina D no seu corpo

Leve, nutritiva e aconchegante

Quando bem preparada, a sopa não só aquece nos dias frios, como também hidrata e fornece energia para o corpo. Além disso, por ser de fácil digestão, é uma opção que garante saciedade sem comprometer o descanso noturno.

Leia também: ChatGPT na cozinha? Veja 5 usos práticos da IA no dia a dia

Assim, sopas e caldos seguem firmes como aliados da saúde e do paladar, provando que, sim, podem ser muito mais do que apenas uma entrada: são refeições completas para o jantar.

Palavras-chave jantar saúde sopas

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias