Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Carboidratos como arroz branco e o pão costumam ser vistos como vilões da alimentação saudável. Isso ocorre, pois quando consumidos em grandes quantidades ou não combinados com proteínas e vegetais eles podem causar picos de açúcar no sangue, o que pode afetar sua saúde e seus níveis gerais de energia.
No entanto, neste tipo de alimento há um nutriente escondido que pode ajudar a mitigar os efeitos indesejados dos carboidratos: o amido resistente. E com um processo simples é possível multiplicá-lo e transformar esses alimentos em aliados da saúde. Basta resfriá-los após o cozimento.
O amido resistente é um tipo de carboidrato que não é digerido no intestino delgado, chegando intacto ao intestino grosso, onde fermenta e atua como um prebiótico, alimentando bactérias benéficas.
Segundo a Johns Hopkins Medicine, esse processo de resfriamento ajuda a evitar picos de glicose no sangue e oferece diversos benefícios à saúde, como:
Alimentos como banana verde, feijão, lentilha e grãos integrais já contêm amido resistente naturalmente. No entanto, é possível aumentar esse componente em alimentos como arroz branco, pão e batata por meio de um processo simples: cozinhar, resfriar e, se desejar, reaquecer.
Uma pesquisa realizada em 2015 revelou que o arroz branco, após ser cozido, refrigerado por uma noite e reaquecido, apresentava quase três vezes mais amido resistente do que o arroz consumido logo após o preparo.
Já um estudo publicado em 2008 apontou que o pão branco, quando congelado, depois descongelado e tostado, provocava uma elevação bem menor nos níveis de glicose no sangue em comparação ao pão fresco. Efeitos parecidos também foram observados em massas e batatas submetidas ao mesmo tipo de processo.
Cozinhe o arroz branco e deixe-o na geladeira por algumas horas antes de consumir. Reaquecer antes de comer é opcional.
Essas práticas simples podem transformar alimentos os carboidratos em aliados da saúde, aproveitando os benefícios do amido resistente.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.