Meia-entrada do idoso em shows: entenda as regras e evite problemas
Reprodução/ Instagram Harry Styles
27/01/2026 | 18h09
São Paulo, 27/01/2026 - Diferente da meia-entrada para estudantes, a meia para idosos não está submetida à limitação de 40% dos ingressos do evento destinada às meias, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, pela Lei 10.741/2003. Isso significa que, enquanto houver ingressos disponíveis, pessoas com mais de 60 anos podem comprar meia.
Em shows mais disputados, como dos cantores internacionais Harry Styles e Bad Bunny, é comum que pessoas que não conseguiram comprar outras opções de meia-entrada recorram à meia do idoso para continuar pagando metade do valor.
Porém, mesmo grupos que também têm direito à meia (como estudantes, PCD’s e jovens de 15 a 29 anos carentes, de acordo com a Lei Federal nº 12.933/2013) não poderão acessar o evento usandoa meia do idoso.
Leia também: Procon-SP notifica Ticketmaster após polêmica em show de Harry Styles
O que acontece se comprar a meia idoso sem ter direito?
Caso não seja necessário apresentar documento no momento da compra, adquirir o ingresso pela meia-entrada do idoso não é considerado crime ou golpe. No entanto, o comprador não vai conseguir acessar o evento, pois há identificação no bilhete, e ele vai precisar completar o valor do ingresso para uma inteira. Não é possível trocar uma meia por outra.
Como adquirir ingressos com o meia idoso?
Em alguns sites a documentação que comprove a idade já é exigida durante a compra, mas na maioria das vezes o ingresso é adquirido normalmente pela metade do valor. No entanto, no dia do show, é precisoapresentar um documento oficial com foto que comprove a idade, como RG ou carteira de motorista, com a data de nascimento esteja visível.
Leia também: Como solicitar carteira do idoso, que dá acesso a benefícios culturais e esportivos
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
