Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Economia brasileira deve movimentar R$ 84,9 bilhões neste Natal

Envato

Pesquisa revela também que 43% dos entrevistados pretendem optar por experiências como viagens, jantares, passeios ou shows para presentear - Envato
Pesquisa revela também que 43% dos entrevistados pretendem optar por experiências como viagens, jantares, passeios ou shows para presentear
Por Fabiana Holtz

12/12/2025 | 10h49

São Paulo, 12/12/2025 - O varejo brasileiro deve movimentar R$ 84,9 bilhões neste Natal, segundo pesquisa de intenção de compra realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil.
O levantamento ainda revela que oito em cada dez brasileiros (82%) pretendem fazer pesquisa de preços antes de sair para as compras. Os consumidores têm planos de comprar quatro presentes no Natal, em média. Entre as classes A e B essa estimativa sobe para cinco. O valor médio (ticket) para os gastos com presentes neste ano é de R$ 174.
A maior parte dos consumidores consultados (87%) afirmaram ter planos de usar a internet para suas consultas antes de realizar suas compras de Natal, enquanto 75% disseram preferir as lojas físicas para escolher seus presentes.
Entre os consumidores que pretendem comprar pela internet, 71% disseram ter a intenção de usar aplicativos de compras. Com relação a quantidade de presentes, 38% disseram que devem comprar a mesma quantidade do ano anterior, 31% revelaram a intenção de comprar mais e 20% de comprar menos.

Meios de pagamento

Na hora de pagar a conta, o Pix lidera entre os meio de pagamento disponíveis, com 54%, seguido do cartão de crédito parcelado, com 39%, e cartão de débito, com 28%. Dinheiro em espécie ainda é a escolha de 23% dos entrevistados. 
Questionados sobre a intenção de parcelar as compras, entre os que responderam que pretendem parcelar a média do número de parcelas foi de 4,8 parcelas. 

Vestuário na liderança

Entre os objetos de desejo dos consumidores para presentear, as roupas estão no topo das intenções de compra, com 52%. Em segundo lugar, com 36%, estão perfumes e cosméticos, seguidos por calçados (30%), brinquedos (30%) e acessórios (22%). 
Outro dado interessante do levantamento é que 43% afirmam já ter substituído ou pretendem optar por experiências como viagens, jantares, passeios ou shows para presentear.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 23 de outubro em 27 capitais brasileiras. Foram ouvidos homens e mulheres maiores de 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.
Em uma primeira sondagem, para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar no Natal, foram identificados 755 casos. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 pessoas, com a intenção de comprar presente nessa data.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias