São Paulo, 24/11/2025 - O interesse dos consumidores em promoções na Black Friday tem apresentado um declínio constante nos últimos seis anos, segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e pela FIA Business School. Os números revelam um engajamento crescente entre 2010 e 2019, quando atingiu o pico. Entre 2019 e 2025, no entanto, esse interesse começou a declinar, acumulando uma redução de 48,4%. Nesse período, o indicador recuou de 764 pontos para 394 pontos.
Fonte: Ibevar/FIA Business School
Em termos metodológicos, o levantamento busca apontar tendências para o consumo no período, ao apurar o interesse dos consumidores pela Black Friday, além de avaliar as disposições de compra a partir dos itens normalmente comprados na data, considerando a manifestação espontânea dos consumidores.
A análise mostra que o interesse específico pela Black Friday apresentou uma retração acentuada também, com queda de 44% de 2019 para 2025.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, esse declínio reflete uma nova percepção de valor por parte dos consumidores, que agora se mostram mais conscientes em suas compras.
Entre as conclusões da pesquisa, pode-se dizer que, na Black Friday deste ano, o consumidor está mais cauteloso, seletivo e racional e isso ocorre em meio a uma trajetória de menor interesse geral pela promoção.
Entre 2012 e 2025, os dados demonstram que 67,5% dos produtos apresentaram quedas ou estabilidade na disposição de compra.
Fonte: Ibevar/FIA Business School
O crescente endividamento das famílias, a diminuição na geração de empregos, o aumento das taxas de juros e a percepção de que muitas promoções oferecem falsos descontos estão entre os motivos que explicam esse menor interesse, de acordo com Claudio Felisoni, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia,
democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e
morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios,
preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência,
exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.