Foto: reprodução site Carlo Acutis
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 08/09/2025 - No último domingo (7), em um momento histórico, o Vaticano realizou a canonização de Carlo Acutis, reconhecido como o primeiro santo da geração millennial.
A celebração, conduzida pelo papa Leão XIV na Praça de São Pedro, reuniu mais de 80 mil fiéis, segundo estimativas do Vaticano, e marcou a primeira cerimônia de santificação realizada pelo pontífice desde sua eleição em maio.
Com a canonização, Carlo passa a ser oficialmente chamado de “santo”, título concedido pela Igreja Católica a pessoas que viveram uma vida considerada exemplar de fé e dedicação a Deus.
Carlo Acutis ganhou notoriedade mundial por unir tecnologia e religião. Conhecido como “padroeiro da internet”, ele usava suas habilidades em programação para divulgar conteúdos religiosos e evangelizar online.
O jovem criou um site multilíngue que catalogava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, um projeto inovador para sua época.
Sua atuação o transformou em inspiração para muitos jovens católicos, que se identificavam com sua linguagem simples, seu amor à fé e sua forma moderna de comunicar espiritualidade.
Nascido em Londres, em 1991, Carlo foi criado em Milão, na Itália. Desde cedo, demonstrava devoção à Virgem Maria e tinha o hábito de rezar diariamente.
Em outubro de 2006, aos 15 anos, foi diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia e faleceu poucos dias depois, no dia 12 de outubro, data em que o Brasil celebra Nossa Senhora Aparecida.
Seu corpo está preservado na Basílica de São Francisco de Assis, onde é venerado por milhares de fiéis, vestido de forma simples: calça jeans e tênis.
O processo de santificação de Carlo começou em 2020, quando foi beatificado após o reconhecimento de seu primeiro milagre: a cura de um menino brasileiro, em Campo Grande (MS), que sofria de malformação no pâncreas.
O segundo milagre atribuído a ele ocorreu em 2022, quando uma jovem da Costa Rica, gravemente ferida após um acidente de bicicleta, recuperou-se de forma considerada inexplicável pelos médicos depois que sua mãe fez uma peregrinação ao túmulo de Carlo em Assis.
Leia também: Como foi o milagre no Brasil de Carlo Acutis, que vai ser o primeiro 'santo millennial'
Carlo Acutis deixou como legado não apenas seus conhecimentos tecnológicos aplicados à fé, mas também a mensagem de que a santidade pode ser vivida no cotidiano. Seu exemplo aproxima gerações mais novas da Igreja, especialmente por mostrar que é possível unir espiritualidade e mundo digital.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.