Quando começa o inverno?
Freepik
Por Guynever Maropo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 28/01/2026 - O inverno vem com mudanças abruptas no clima logo nos primeiros dias. As temperaturas caem, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas.
No Brasil, essa estação do ano começa geralmente entre os dias 20 e 21 de junho e termina entre 22 e 23 de setembro, variando conforme o ano.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 2026 o inverno no Brasil terá início no dia 21 de junho, às 5h25, e seguirá até 22 de setembro. Essa mudança acontece de forma oficial devido a um fenômeno astronômico chamado solstício de inverno.
Leia também: Como preparar a pele na maquiagem depois dos 50 anos
Como o inverno acontece
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação explica que a estação começa com o solstício de inverno, evento que marca o dia com menos horas de luz solar no ano. No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, isso ocorre quando o sol ilumina menos essa parte do planeta.
Durante esse período, os raios solares chegam de forma mais inclinada à Terra. Isso reduz o aquecimento do solo e do ar, provocando temperaturas mais baixas e noites mais longas.
Leia também: Hábitos do dia a dia que colocam a visão em risco
O que é o solstício de inverno
O ministério explica que o solstício ocorre quando o sol atinge o ponto mais afastado em relação ao hemisfério observado.
Nesse momento, o sol parece ficar “parado” no céu por alguns dias, o que deu origem ao nome solstício. Esse fenômeno acontece duas vezes ao ano: no início do inverno e no início do verão.
A partir do solstício de inverno, os dias começam a aumentar lentamente, até o equinócio da primavera, quando o tempo de luz e de escuridão volta a ficar equilibrado.
Leia também: Segundo caso de sarampo em SP acende alerta sobre vacinação
Dias mais curtos e noites mais longas
A chegada do inverno altera a duração dos dias e das noites. No solstício de inverno ocorre a noite mais longa do ano. Depois disso, a quantidade de luz solar diária cresce pouco a pouco.
Essa diferença é mais perceptível em regiões afastadas da linha do Equador. Em áreas próximas ao Equador, como parte do Norte do Brasil, a variação entre dia e noite é pequena ao longo do ano.
Em regiões mais ao sul do planeta, como países próximos aos polos, o inverno pode ter dias com pouquíssima luz solar ou até sem o nascer do Sol.
As estações do ano não acontecem ao mesmo tempo, nos dois hemisférios. Quando é inverno no Hemisfério Sul, é verão no Hemisfério Norte. Essa diferença acontece devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
