Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Governo exonera Osório Chalegre, braço direito do ministro da Previdência

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Chalegre é pessoa da estrita confiança do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Chalegre é pessoa da estrita confiança do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz
Por Pedro Marques

20/01/2026 | 08h22

São Paulo, 20/01/2026 - O governo federal publicou nesta segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração de Osório Chalegre do cargo de secretário-executivo adjunto do Ministério da Previdência Social.

Chalegre é pessoa da estrita confiança do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que postou uma nota agradecendo ao secretário-executivo por seu trabalho no ministério.

Leia também: Biometria no INSS já está valendo; confira o calendário

"Assim que fui convidado para assumir o honroso cargo de secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, lembrei logo do nome de Dr Osório para me ajudar na tarefa. Além de ser alguém próximo, era a pessoa de maior conhecimento da área que eu dispunha", escreveu o ministro.

Segundo Queiroz, Chalegre deveria sair em março, mas pediu para sua exoneração ser antecipada. "Como sua esposa é estudante de medicina, ele já havia me comunicado que deixaria o ministério em março, quando Germana inicia seu período de internato. Avisou que seu pequeno Theo, de apenas 6 anos, vai demandar maior presença física do pai", afirmou Queiroz. 

"Hoje, a Casa Civil publicou sua exoneração e eu deixo aqui, de forma pública, meus sinceros agradecimentos por tudo de bom que ele nos proporcionou nesse período", acrescentou.

Contrato milionário

Segundo o Estadão, Chalegre participou da reunião de Wolney Queiroz com o empresário dono da empresa de telemarketing que ganhou contrato milionário com o INSS, ocorrida no dia licitação, em 2023.

Na época, ele era assessor jurídico do Instituto de Previdência dos Servidores de Gravatá (PE). Antes, tinha sido presidente do instituto de previdência dos servidores de Caruaru (PE) e procurador-geral do município quando o prefeito da cidade era José Queiroz, pai de Wolney.

Wolney e Chalegre aparecem em uma foto feita durante reunião da qual também participou o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, personagem central do escândalo dos descontos associativos.

A imagem, de 12 de janeiro de 2023, quando Wolney era deputado federal pelo PDT de Pernambuco, foi exposta pela CPI do INSS. O ministério já se manifestou sobre a foto dizendo que ela foi feita em uma das várias reuniões de transição de governos para levantamentos sobre estrutura e ações do ministério.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias