Senado aprova texto base de projeto de taxação de bancos, bets e bilionários
Jefferson Rudy/Agência Senado
Por Flávia Said e Naomi Matsui, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 18/12/2025 - O Senado aprovou na quarta-feira, 17, por 62 a 6 votos, o texto principal do Projeto de Lei Complementar (PLP) 128/2025, que reduz benefícios fiscais em 10% e recupera pontos da chamada "taxação BBB" (bancos, bets e bilionários). Agora, senadores analisam um destaque - trecho separado. Caso aprovado sem mudanças de mérito, seguirá para sanção.
Leia também: Isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil vira lei
O governo precisa concluir a aprovação da medida a tempo de colocar as mudanças no projeto de Orçamento para 2026. O projeto aprovado pelo Senado corta linearmente os benefícios tributários e deve render mais que os R$ 20 bilhões necessários para o Orçamento do ano que vem.
No Senado, o texto é relatado pelo líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), que manteve a proposta tal como saiu da Câmara, rejeitando todas as emendas apresentadas que alterariam o mérito. Ele acatou apenas emendas de redação, "com vistas a conferir maior clareza, precisão normativa e aprimoramento da técnica legislativa".
Leia também: Senado aprova projeto da dosimetria, que pode beneficiar Bolsonaro
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
