Pão é amigo ou inimigo? Entenda se alimento é saudável
Foto: Unsplash
Por Isabela Toledo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 06/12/2025 - O pão está presente na mesa de muitos brasileiros, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo acompanhando refeições. Mas vira e mexe uma pergunta ressurge: comer pão faz bem ou faz mal para a saúde? A resposta depende de alguns fatores.
Leia também: O que são alimentos funcionais e como consumir de maneira adequada
Entenda o papel do pão na alimentação
O pão por si só não faz mal e pode fazer parte de uma alimentação saudável, desde que consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada. A Sociedade Brasileira de Nutrição (SBN), desmistifica a ideia de que o alimento seja um vilão, mas alertam para a importância do contexto geral da dieta e do tipo de pão consumido.
O alimento é uma fonte importante de carboidratos, que fornecem energia para o corpo. Dependendo do tipo, ele também pode oferecer fibras, vitaminas e minerais.
Pães integras costumam ter maior teor de fibras e ajudam na saciedade.
- O pão francês pode fazer parte da rotina, desde que combinado com proteínas e vegetais.
- Pães artesanais geralmente têm menos aditivos e sabores mais naturais.
- Versões muito industrializadas com excesso de conservantes devem ser consumidas com moderação.
Leia também: 9 erros na cozinha que podem comprometer sua saúde
Quantidade importa
O ideal é ajustar o consumo ao nível de atividade física e às necessidades nutricionais. Trocar acompanhamentos muito calóricos por opções mais leves também ajuda.
- Combine com ovos, queijos leves ou pastas ricas em proteínas.
- Inclua vegetais ou folhas para equilibrar a refeição.
- Prefira versões integrais ou artesanais sempre que possível.
Leia também: 7 erros comuns na cozinha que podem causar intoxicação alimentar
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
