Foto: Envato Elements
 Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 03/11/2025 - Diversos modelos antigos de smartphones perderam acesso ao WhatsApp, no último sábado, dia 1° de novembro. A decisão, anunciada pela Meta, faz parte de um processo de atualização contínua do aplicativo, que busca aprimorar a segurança e o desempenho da plataforma de mensagens mais usada do mundo.
O motivo principal para o encerramento do suporte é a limitação dos sistemas operacionais mais antigos, que já não conseguem acompanhar as versões recentes do app.
Leia também: WhatsApp clonado: veja como funciona o golpe e como recuperar a conta
Com isso, usuários desses dispositivos podem enfrentar falhas, lentidão e até a impossibilidade de enviar e receber mensagens.
Segundo o Whatsapp, os aparelhos compatíveis precisarão operar, no mínimo, com o Android 5.0 (Lollipop) ou versões superiores. No caso dos iPhones, será necessário ter o iOS 12 ou posterior.
Leia também: Como se proteger de golpes no WhatsApp: um guia completo de segurança e privacidade
Quem possui um celular fora desses requisitos deve tentar atualizar o software. Se o modelo não oferecer suporte à atualização, a recomendação é trocar de aparelho para continuar usando o aplicativo normalmente.
 Leia também: "Modo cachorro" no WhatsApp: veja como deixar o app com visual pet
Entre os modelos que deixarão de rodar o WhatsApp estão dispositivos populares de várias marcas. A lista inclui:
Também perdem suporte os modelos Xperia Z, SP, T, V e Z2, da Sony, e o Huawei Ascend Mate 2.
Para descobrir se o aparelho ainda é compatível com o Whatsapp, basta acessar o menu de configurações do celular, procurar pela seção "Sobre o telefone" e verificar a versão do sistema operacional instalada. Caso haja uma atualização disponível, é possível instalá-la em "Sistema" ou "Atualização do sistema".
Leia também: Celular travando? Truque pouco conhecido do WhatsApp pode ajudar
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
 Crime digital