7 dicas de beleza antigas que continuam em alta

Foto: Envato Elements/serbogachuk

O abacate contém um poderoso antioxidante que atua em compostos potencialmente cancerígenos - Foto: Envato Elements/serbogachuk
O abacate contém um poderoso antioxidante que atua em compostos potencialmente cancerígenos

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 29/04/2025, às 09h38

Muitos truques de beleza antigos continuam vivos, e alguns até ganharam respaldo da ciência moderna. Compressas de chá de camomila, máscaras de abacate, mel no rosto e até o famoso truque de escovar o cabelo antes de dormir ainda fazem parte da rotina de muita gente.

Mas será que todas essas dicas são realmente eficazes? Confira 7 truques tradicionais de beleza:

1. Chá de camomila

Na última década, foram desenvolvidos diversos produtos e procedimentos estéticos para ajudar na redução de olheiras, que seria esse escurecimento abaixo dos olhos. Mas há muitos anos atrás, as mulheres usavam algo mais “natural” e utilizavam compressas geladas de chá de camomila na região.

Mas será que é eficaz? De acordo com o HealthShots, essa erva é calmante da pele, e a temperatura mais fria contrai os vasos sanguíneos, clareando a região. Além disso, existem outros benefícios como:

  • Redução do inchaço;
  • Alivia a irritação e bolsas nos olhos;
  • Efeito refrescante;
  • Contém antioxidantes.

2. Abacate

Será que o abacate hidrata mesmo? O abacate, conhecido por ser fonte de gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, é altamente valorizado na alimentação. Além disso, ele também se destaca como um excelente aliado na hidratação da pele e dos cabelos. Segundo o CEAGESP, contém um poderoso antioxidante que atua em compostos potencialmente cancerígenos, que ajudam a hidratar a pele e cabelos ressecados.

3. Mel

Aplicar mel no rosto para hidratar a pele é mais um método antigo, você se lembra? Pois bem, essa iguaria é uma ótima opção para deixar o rosto hidratado. Um artigo publicado no PubMed Central (PMC) afirma que tem propriedades bactericidas o que é ótimo para quem apresenta cravos e espinhas. O mel é um verdadeiro tesouro natural, cheio de benefícios e com diversas utilidades para a saúde e o bem-estar.

4. Café

Para potencializar a hidratação e manter a pele saudável, a esfoliação regular com a borra do café é fundamental. De acordo com o Programa Nacional Olimpíadas de Química, ​a borra de café, rica em antioxidantes, ácidos graxos e cafeína, mostra-se promissora na indústria cosmética. Seus compostos oferecem propriedades hidratantes, emolientes e fotoprotetoras, auxiliando na regeneração da pele, redução de cravos e envelhecimento precoce. Além disso, seu uso contribui para a sustentabilidade ao reaproveitar resíduos agroindustriais, promovendo alternativas naturais e eficazes nos cuidados com a pele.

5. Babosa

Também chamada de Aloe Vera, a babosa é conhecida por suas propriedades purificantes, que fortalecem o couro cabeludo e estimulam o crescimento dos fios, deixando-os mais saudáveis e resistentes. Segundo a Healthline, usar aloe vera é uma ótima maneira de deixar o cabelo com aparência mais brilhante e macio.

6. Óleo de amêndoas ou de coco

Em vez de usar demaquilante, algodão e sabonete, que tal remover a maquiagem apenas com óleo de coco ou azeite? Essa é a proposta do Oil Cleansing, método de limpeza facial com óleos vegetais que vem conquistando cada vez mais espaço na internet.

A técnica é simples: com o rosto seco, aplique cerca de uma colher de sopa de um óleo vegetal 100% puro, massageando delicadamente a pele. Depois, remova o excesso com água morna ou uma toalha de microfibra úmida.

7. Escovar os cabelos antes de dormir

Escovar o cabelo 100 vezes antes de dormir não acelera o crescimento capilar. Segundo o site Crown, esse truque de beleza apenas melhora o brilho, mas o excesso pode causar danos e quedas. Escovar é importante para desembaraçar e modelar, mas a ideia de 100 escovadas diárias é apenas um mito.

Palavras-chave beleza truques

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias