Inverno começou: veja como fica o tempo em SP e os alertas da Defesa Civil
Fernando Frazão/Agência Brasil
São Paulo - O inverno de 2026 começou oficialmente no Hemisfério Sul no dia 21 de junho, às 5h25, horário de Brasília. Em São Paulo, a chegada do inverno traz previsão de temperaturas mais baixas, períodos de frio intenso e mudanças no padrão de chuvas nos próximos meses.
A previsão para o inverno paulista mantém características típicas da estação, como períodos de tempo seco e atuação de massas de ar frio. No entanto, o fenômeno El Niño deve influenciar o comportamento climático nos próximos meses.
Leia também
De acordo com a Defesa Civil, há expectativa de aumento gradual da umidade e da frequência de chuvas, especialmente entre agosto e setembro.
Apesar disso, os dias mais quentes para a época do ano tendem a ocorrer com maior frequência, principalmente no interior paulista, onde as tardes poderão registrar temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.
Entre julho e agosto, novas massas de ar polar poderão provocar quedas acentuadas de temperatura em diversas regiões. Há possibilidade de geadas em áreas do sul e do leste paulista.
A previsão, porém, indica que os episódios de frio mais intenso devem ser passageiros, sem longos períodos consecutivos de baixas temperaturas. O El Niño tende a reduzir a duração das ondas de frio e favorecer temperaturas acima da média em parte do inverno brasileiro.
Atenção especial para idosos, crianças e pets
Durante as ondas de frio, a Defesa Civil destaca a necessidade de atenção redobrada com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os cuidados também devem ser estendidos aos animais de estimação, que podem sofrer com a queda das temperaturas.
Diante disso, a Defesa Civil do Estado reforçou orientações para prevenir acidentes e proteger a população durante o período.
Segundo o órgão, o uso inadequado de equipamentos para aquecimento está entre os principais riscos durante o inverno. Por exemplo: fogões, churrasqueiras, lampiões, fogueiras e recipientes com carvão em brasa não devem ser utilizados para aquecer ambientes fechados, pois podem provocar incêndios e comprometer a qualidade do ar.
A Defesa Civil também alerta para os cuidados com aquecedores elétricos, já que equipamentos sem manutenção adequada ou ligados em tomadas sobrecarregadas podem causar superaquecimento e curto-circuito.
A recomendação é utilizar apenas aparelhos em boas condições de funcionamento e seguir as instruções do fabricante. Também é importante manter os equipamentos afastados de cortinas, colchões, móveis e outros materiais inflamáveis.
Outro cuidado essencial é garantir a ventilação dos ambientes e evitar deixar aquecedores ligados durante o período de sono.
Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.