IGP-M cai 0,77% em julho, mas aponta alta de 2,96% nos últimos 12 meses
Adobe Stock
Por Anna Scabello, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 27/06/2025 - O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) recuou 0,77% em julho, após queda de 1,67% em junho, informou há pouco a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador acumula agora alta de 2,96% nos últimos 12 meses e queda de 1,70% no acumulado do ano. O IGP-M é muito usado como indexador de contratos comerciais e de aluguel.
O recuo no mês foi menos intenso do que o apontado pela mediana do Projeções Broadcast, de 0,88%. O intervalo das estimativas, todas negativas, ia de 1,19% a 0,66%.
O resultado foi puxado pela deflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que reduziu a queda de 2,53% em junho para 1,29% em julho.
Houve, em contrapartida, aceleração do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), cujo ritmo de alta passou de 0,22% em junho para 0,27% agora. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) arrefeceu de 0,96% para 0,91% no período.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
