Qual é a melhor hora do dia para alongar? Saiba o momento ideal para o seu corpo

Foto: Envato Elements

O melhor horário para alongar depende de seu estilo de vida - Foto: Envato Elements
O melhor horário para alongar depende de seu estilo de vida

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 06/07/2025, às 10h11

Muitos de nós mal temos tempo para completar tarefas do dia ou achar um momento livre para o alongamento, quanto mais para decidir o melhor horário para fazê-lo. Para uns, o ideal é esticar-se ao acordar; outros preferem um breve intervalo no meio do dia; e muitos escolhem uma rotina relaxante antes de dormir.

Mas afinal, qual é a melhor hora do dia para alongar?

Não existe resposta única: o melhor horário para alongar depende de seu estilo de vida, objetivos e ritmo natural.

Um estudo publicado na Biological Rhythms Research examinou os efeitos de sessões dinâmicas de alongamento em diferentes horários, manhã e noite, e concluiu que ambos os períodos promovem aumento de flexibilidade. 

Outro estudo, focado na flexibilidade do quadril avaliada por testes de “sentar e alcançar”, mostrou desempenho superior no fim do dia em comparação ao início da manhã.

Para atletas, um trabalho realizado com homens que praticavam três sessões semanais de alongamento estático entre 07h–09h, 13h–16h e 18h–20h demonstrou que os treinos realizados à tarde e à noite geraram ganhos maiores de torque de isquiotibiais e amplitude de movimento que os realizados pela manhã.

Alongamento antes ou depois do treino?

Embora muitos considerem o alongamento como preparação para o treino, ele é mais eficaz após movimentos leves ou exercícios completos. Após o aquecimento com uma breve caminhada, por exemplo, seu corpo está mais receptivo ao alongamento sem prejudicar o desempenho.

Manhã, tarde ou noite: entenda os benefícios

Na rotina matinal, alongamentos dinâmicos ajudam a “acordar” o corpo, ativando amplitude de movimento enquanto você desperta. À noite, posturas estáticas combinadas com respiração profunda são ideais para desacelerar o organismo e preparar para o sono.

Pequenas sessões de 30 a 90 segundos, distribuídas ao longo do dia, já promovem ótimos benefícios em algumas semanas. Estudos mostram ainda que alongamentos frequentes reduzem sintomas de ansiedade e melhoram o humor, especialmente em quem trabalha sentado.

Consistência é o segredo

Com o tempo, alinhado ao seu cronotipo, seu ritmo natural de acordar e dormir, você entenderá qual horário funciona melhor. Quer mais energia pela manhã? Alongue-se logo ao despertar. Prefere desacelerar depois do dia? Aposte em uma sequência relaxante antes de dormir. O importante é a constância.

O melhor horário para alongar é o momento que se encaixa com sua rotina, oferece prazer e permite regularidade. Do início ao fim do dia, cada sessão traz benefícios distintos: mais flexibilidade, energia, melhora de humor e até prevenção de dores.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias