Envato
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Neste sábado (26), é celebrado o Dia dos Avós, uma data dedicada a homenagear quem, com sabedoria e ternura, constrói memórias afetivas em várias gerações. Para tornar esse momento ainda mais especial, selecionamos diversas atividades que unem diversão, carinho, significado e podem ser adaptadas para qualquer família.
Levar os avós para um passeio ao ar livre é sempre bem-vindo. Seja em um parque local ou em um jardim botânico, a conexão com a natureza proporciona conversas tranquilas, risadas e até curiosidade sobre plantas antigas, é uma forma simples e acolhedora de passar o dia juntos.
Transforme a sala em um cinema. Escolha filmes que agradem a todos, prepare pipoca e crie um momento aconchegante e descontraído. Este tipo de atividade fortalece o vínculo emocional e permite trocar memórias sobre clássicos preferidos.
Se os avós gostam de arte, leve-os ao cinema ou a uma peça local. Muitos centros urbanos oferecem sessões especiais para famílias ou descontos para terceira idade. A experiência de sair juntos fortalece laços e cria lembranças fora da rotina.
Prepare receitas de família, bolo de fubá, biscoitos ou um prato já consagrado. Colocar (ou não) as mãos na massa, seguir receitas antigas e compartilhar histórias transforma a cozinha em um espaço de troca afetiva.
Um clássico que atravessa gerações: jogos de tabuleiro como ludo, damas, xadrez ou cartas criam momentos de desafio, descontração e aprendizados mútuos.
Crie uma roda de memórias e recordações: peça para os avós contarem histórias da infância, mostrar fotos antigas e comentar sobre acontecimentos do passado. Essa atividade ajuda a transmitir identidade e fortalecer o sentimento de pertencimento.
Atividades como pintura de cartões, criação de marcadores de livros, potes com “memórias”, ou até instrumentos musicais com materiais recicláveis estimulam a criatividade e a consciência ambiental, e garantem lembranças customizadas.
Leia também: Bobbie Goods: entenda a febre dos livros de colorir que os netos adoram
Monte um porta‑retratos com fotos especiais ou um álbum que reúna imagens antigas e recentes, com legendas escritas pelos netos. Um presente que traz alegria e valor emocional permanente.
Os netos podem ensinar os avós a jogar videogames simples, usar aplicativos de receitas, gravar vídeos curtos ou exibir fotos digitais, promovendo troca geracional e despertando interesse mútuo.
Plante juntos um pequeno jardim em vasos, faça mosaicos de folhas secas ou crie brincadeiras ecológicas com reutilização de materiais, prática divertida e com propósito
Essas práticas não são apenas divertidas, mas também trazem ganhos emocionais, sociais e cognitivos para avós e netos. A convivência intergeracional promove bem-estar, reforça autoestima e fortalece a memória em idosos, ao mesmo tempo, em que proporciona segurança emocional às crianças
Com criatividade e atenção, o Dia dos Avós pode ser uma celebração envolvente, que valoriza o passado, estimula o presente e fortalece os laços que transcendem os anos. Escolha algumas dessas atividades e transforme essa data em um momento inesquecível para toda a família.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.