Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 26/10/2025 - Cientistas brasileiros desenvolveram uma ferramenta online capaz de identificar sintomas de depressão e outros transtornos mentais. A Calculadora Transdiagnóstiva, gratuita e acessível, utiliza o Questionário Breve de Humor e Sentimentos (SMFQ), que avalia o estado emocional de pessoas nos últimos 14 dias.
Leia também: Mais de 1 bilhão de pessoas têm algum transtorno de saúde mental, diz OMS
Segundo o artigo da pesquisa, realizada pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), os usuários respondem a 13 perguntas com opções de resposta como não é verdade, às vezes ou verdade, relacionadas a sentimentos e comportamentos recentes.
O estudo que resultou na criação da calculadora analisou dados de 1.905 jovens entre 14 e 23 anos participantes da Coorte Brasileira de Alto Risco para Condições Mentais, projeto que investiga fatores genéticos e ambientais ligados a transtornos psiquiátricos.
Leia também: Estudo liga saúde mental paterna a problemas no desenvolvimento infantil
A iniciativa é coordenada pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental, o CISM, em parceria com universidades públicas como USP, UFSM, UFRGS e Unifesp.
Um dos principais diferenciais da ferramenta é a utilização da Teoria de Resposta ao Item, que atribui pesos distintos a cada questão com base na dificuldade e capacidade de discriminação, garantindo uma avaliação mais precisa do que a tradicional soma de pontos.
Leia também: Quer viver mais e melhor? Use este simples truque mental todos os dias
A partir da pontuação final, a calculadora indica a probabilidade de a pessoa se enquadrar em diagnósticos como depressão, ansiedade, pânico ou transtorno de estresse pós-traumático.
Além de facilitar o trabalho de profissionais de saúde, a calculadora contribui para democratizar o acesso a métodos estatísticos avançados, especialmente em países com menor disponibilidade de recursos para detecção de transtornos mentais.
Leia também: Estudo liga saúde mental dos pais ao desempenho cognitivo de crianças
Ela automatiza a análise de respostas, economizando tempo e permitindo estimativas mais personalizadas para cada paciente.
Leia também: Estudo mostra que odores podem ajudar a resgatar lembranças; entenda
Com sua abordagem baseada em dados e alta precisão, a Calculadora Transdiagnóstica SMFQ representa um avanço significativo na identificação precoce de problemas de saúde mental, oferecendo suporte tanto para profissionais quanto para usuários que desejam monitorar seu bem-estar emocional.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Ecoturismo