Foto: Envato Elements/seventyfourimages
Por Joyce Canele
[email protected]Que atire a primeira pedra quem nunca exagerou na comida ou bebida no fim de semana e se arrependeu na segunda-feira. Apesar da sensação de que o esforço de comer bem ao longo da semana foi desperdiçado, é possível voltar à dieta saudável sem mudanças drásticas. Confira abaixo quatro recomendações para sentir-se melhor e reduzir uma eventual culpa:
Manter um peso saudável exige controle constante, mas isso não significa que você precisa ser perfeito o tempo todo. Segundo artigo das pesquisadoras britânicas Henrietta Graham e Claire Madigan na BBC News, um deslize não deve ser motivo de culpa.
O importante é voltar ao planejamento rapidamente. Por exemplo, se exagerou no fim de semana, tente adicionar algumas caminhadas na semana seguinte. Não adote a ideia de "tudo ou nada" no controle do peso, pois isso pode levar ao desânimo e ao abandono dos seus esforços.
O cansaço pode, na verdade, ser falta de hidratação. Muitas vezes, as pessoas recorrem a café, energéticos ou refrigerantes com açúcar para se sentirem mais dispostas, mas esses drinks podem ter o efeito contrário.
O café, por exemplo, aumenta a energia por um tempo, mas depois faz você se sentir mais cansado. Além disso, é fácil confundir sede com fome, quando achar que está com fome, tente beber um copo d'água primeiro.
Lanches como nozes, sementes e frutas secas são ótimos para dar disposição. As nozes, por exemplo, têm gorduras boas para o coração e são ricas em fibras e vitaminas, que ajudam a combater o cansaço. Outras opções como amêndoas, avelãs, amendoins e pistaches também são ótimas escolhas. Esses lanches não só saciam a fome, mas ajudam a manter a energia ao longo do dia.
Um estudo publicado no The Lancet Global Health revelou que 33% das pessoas fazem menos exercícios físicos do que o recomendado pela OMS - ou seja, 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos se for intensiva. Por isso, a recomendação final é compreender que a melhor atividade física para evitar o ganho de peso é aquela que você mais gosta. Se for algo prazeroso, haverá mais chances de continuar praticando a longo prazo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.